Lagoa da Conceição, natureza e badalação

No centro da ilha, a Lagoa da Conceição é um cartão postal natural de Florianópolis. Com uma integração única com a natureza e cheia de atrações para dia e noite.

A Avenida das Rendeiras, rua que permite atravessar a lagoa de leste a oeste, tem em suas margens grama e as águas calmas da lagoa. Além de diversos restaurantes e bares ao londe de sua extensão, perfeitos para provar um peixe fresco e apreciar a vista da Lagoa.

No local também é possível praticar stand up paddle, almoçar com a vista da lagoa ou fazer passeio de barco pelas diversas paradas da lagoa da conceição. Os barcos partem a cada meia hora e cada trajeto é maravilhosa, sendo que, alguns deles, possuem parada para almoço em restaurantes com culinária variada, mas com destaque aos peixes, frutos do mar e a famosa sequência de camarão.

Para quem quer um pouco mais de diversão ou curtir a noite, o Centrinho da Lagoa tem diversas opções de Food Truck, bares, lojinhas que abrem até mais tarde. Além disso, o local é uma referência em gastronomia e há diversos restaurantes para apreciar a comida local mesclada com alta cozinha.

Sambaqui convida para uma caminhada à beira mar

O acesso à Sambaqui é por Santo Antônio de Lisboa, basta seguir pela orla na direção norte. O passeio entre as duas praias é lindo e um atrativo aos adeptos de caminhadas.

Ao longo do trecho existe uma calçada que emoldura toda extensão das praias, sem atrapalhar a preservação e as características históricas.

No trajeto entre Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui existem algumas pequenas praias preservadas, ideiais para quem busca tranquilidade.

Em Sambaqui os restaurantes de frutos do mar são muito conceituados e no centrinho da praia, muito modesto, o visitante pode observar a casa de pescadores e de produção de ostras.

Para quem deseja fazer o percurso através de uma caminhada, vá com tempo, pois a pé o trecho exige algumas horas. De carro o percurso é muito rápido e com certeza paradas para fotos serão realizadas.

Santo Antônio de Lisboa, puro charme

Charmoso vilarejo com casas históricas, o local é imperdível durante a viagem em Florianópolis. As construções em estilo açoriano dos tempos coloniais estão em ótimo estado e formam um centrinho comercial com restaurantes, bares e comércio.

No local também há um igreja em estilo açoriano, que é aberta à visitação.

As areias são grossas, diferentes das demais praias do norte da ilha, isso se dá em virtude da grande produção de Ostras.

O local é uma referência em frutos do mar, junto com Robeirão da Ilha, ao sul de Florianópolis. Ambos contam com ótimos restaurantes e gastronomia renomada. Alguns restaurantes de Santo Antônio de Lisboa ficam na orla e oferecem decks junto à praia, onde o cliente pode comer e beber ao ar livre com uma linda vista do mar, praia e ao fundo o centro de Florianópolis, com a ponte Hercílio Luz.

Sobre Canasvieiras: uma das praias mais visitadas de Florianópolis

Uma das mais procuradas pelos turistas, a praia de Canasvieiras possui águas calmas, diversas opções de passeios e estrutura com bares e restaurantes. A praia fica ao norte da ilha/cidade de Florianópolis, a 27km do centro da cidade.

A ilha de Florianópolis possui, do norte ao sul, aproximadamente 70km de extensão. Toda a ilha e uma pequena parte do continente forma a cidade de Florianópolis. Em virtude da ampla extensão de território, os bairros de Florianópolis se tornam “mini cidades”, cada um com características específicas. Os bairros costeiros da ilha normalmente possuem o mesmo nome das praias, como Canasvieiras, por exemplo.

O bairro de Canasvieiras é praticamente independente, oferecendo estrutura com hotéis, restaurantes, supermercados, lojas em diversos segmentos, bancos, além da praia em si. A praia de Canasvieiras possui grande procura turística em virtude da estrutura do bairro e também porque a praia está na baía norte da ilha de Florianópolis. Diante disso, suas águas são muito calmas, rasas e com pequenas ou praticamente sem ondas. Além disso, no verão e nos meses próximos à estação, as águas da baía norte ficam mornas, perfeitas para banho.

O local também é famoso pelos passeios de barco temáticos, que partem do trapiche da praia de Canasvieiras pela baía norte em direção à ilha do Francês e continente. Durante o passeio é visitado o Forte de Anhatomirim, com construções históricas. O passeio também tem almoço em restaurante de pescadores locais e parada para banho. Com sorte e em períodos de menos barulho nas águas da baía, o visitante pode avistar golfinhos!

No verão a praia de Canasvieiras é tomada pelos turistas, que desfrutam, além de suas belezas naturais, de bares, quiosques e restaurantes à beira mar. Nas outras estações do ano, a praia fica um pouco mais calma, mas nunca vazia. Nos meses do outono e primavera, ainda faz calor e aproveita-se muito da água, que ainda é mais quente do que as águas das praias do leste da ilha, que estão em frente ao mar aberto (oceano). No inverno, as águas já são um pouco mais geladas, mas alguns visitantes se banham de qualquer maneira, principalmente na segunda quinzena de julho, que como os locais chamam: acontece o veranico de julho! Um semana mais seca e com sol mais forte, que pode chegar até 30 graus (um verão especial). Além disso, nos períodos mais calmos da praia no inverno, o show fica por conta dos golfinhos, que se mostram e brincam próximo à areia e a pesca da tainha (peixe local), que é tirada da água pelos pescadores de forma quase artística!

Esses são apenas alguns pontos sobre Canasvieiras e motivos pelos quais milhões de pessoas visitam essa linda praia de Florianópolis todos os anos. Se você está pensando em visitar, não tenha dúvidas, o local é lindo! Indica-se reservar hotel e passeios, principalmente no verão, com máxima antecedência. Fica a dica 😉

Praia do Forte – História e Beleza Natural de Florianópolis

O significado do nome vem do forte histórico de São José da Ponta Grossa. Um dos 3 fortes que formam o triângulo de defesa da baía norte da ilha, foi construído entre 1739 e 1745, atuava junto as outros 3 fortes também na ilha como apoio para manutenção do domínio português em Colônia de Sacramento, no Uruguai.

A fortaleza fica no alto de um morro, com uma linda vista do mar na baía norte, descendo pela estrada ou escadaria ao lado da construção se tem acesso à praia.

Um lugar paradisíaco, preservado, possui águas calmas, quentes e a faixa de areia branca em meio à pedras que emolduram o local. Ideal para banho, com águas mornas durante o verão.

O acesso a Praia do Forte é por Jurerê, na Av. dos Búzios.